Notícias

31/03/2025

Projeto Identidade Alimentar na Área Metropolitana do Porto


 

Hoje, 31 de março termina o projeto Identidade Alimentar na Área Metropolitana do Porto!

O projeto foi desenvolvido pelos Grupos de Ação Local (GAL) deste território e pela respetiva Área Metropolitana (AMP):

  • ADRIMAG - Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro Arada e Gralheira – Arouca; Vale de Cambra
  • ADER-SOUSA - Associação de Desenvolvimento Rural da Terras do Sousa – Paredes
  • ADRITEM Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria – Santa Maria da Feira; Oliveira de Azeméis; Valongo; Gondomar
  • Litoral Rural - Associação de Desenvolvimento Regional – Maia; Matosinhos; Vila do Conde; Póvoa de Varzim; Santo Tirso; Trofa

O projeto Identidade Alimentar da Área Metropolitana do Porto envolveu 13 municípios e um vasto número de entidades parceiras que, numa 1ª Fase, realizaram o levantamento dos elementos alimentares identitários, com o objetivo de contribuir para a adoção de uma nova estratégia alimentar assente na produção e no consumo locais. Do processo de envolvimento territorial e do trabalho de campo resultou o Manual da Identidade Alimentar da Área Metropolitana do Porto.

A Litoral Rural, entidade responsável pela implementação do projeto a Norte da Área Metropolitana do Porto – Maia, Matosinhos, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Santo Tirso e Trofa, envolveu ao longo dos 2 anos do projeto cerca de 20 Instituições (Municípios, Cooperativas e Associações da agricultura e da pesca) e 1572 participantes nas diversas iniciativas desenvolvidas. O objetivo pretendido com o trabalho de terreno, em conjunto com as instituições parceiras, foi reforçar o vínculo territorial da alimentação neste território e sensibilizar para os princípios da alimentação saudável e sustentável.

A dinamização do projeto no território, teve como objetivo principal promover a dieta mediterrânica e uma alimentação equilibrada, diversificada e sustentável, tendo mobilizado a realização de ações que contribuíram adicionalmente para a coesão e desenvolvimento territorial, pela sua própria identidade.

Foi ainda elaborado um Plano de Atuação Territorial, cujo objetivo é a salvaguarda dos princípios da Dieta Mediterrânica de forma vinculada ao território. A Proposta de Plano de Atuação Territorial apresenta-se como um documento que se destina a toda a comunidade, pelos seus vários agentes, técnicos, instituições e na dimensão pessoal, apresentando estratégias concretas de atuação territorial sobre várias dimensões (individual/do consumidor; institucional/setorial; municipal; territorial e governamental), para uma intervenção estratégica futura de desenvolvimento sustentável, preditora de mais coesão social e saúde pública.

De destacar a natureza coletiva e integradora do projeto, o qual foi financiado ao abrigo do Programa de Desenvolvimento Rural do Continente, PDR 2020, no âmbito da Medida 20.2.4 / 2021 - Área 4 - Observação da agricultura e dos territórios rurais, para a NUTIII Área Metropolitana do Porto.

Mais informação sobre os indicadores e resultados do projeto poderão consultar no seguinte link: https://www.pratocerto.pt/identidade-alimentar-na-area-metropolitana-do-porto.

 

Voltar

Associação de Desenvolvimento Regional