A principal atribuição da LITORAL RURAL, a implementação do programa Desenvolvimento Local de Base Comunitária, tem como prioridade gerar valor económico a partir dos recursos diferenciadores do território, e assume os seguintes objetivos estratégicos, preconizados na Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL):
- Criar e qualificar emprego, através da facilitação do acesso ao mercado de trabalho, do impulso ao autoemprego, da melhoria da qualidade do emprego e do reforço eficaz de competências e qualificações.
- Reforçar a competitividade e internacionalização da fileira agroalimentar e agroindustrial, através da inovação e da eficiência das empresas, ao serviço da qualificação de cadeias de valor assentes nos recursos endógenos do território.
- Reforçar a competitividade das micro e pequenas empresas de outros setores e atividades potenciadores da valorização dos recursos endógenos diferenciadores do território (produtos identitários e de qualidade, turismo, lazer e cultura).
- Preservar e valorizar o ambiente e biodiversidade e promover da utilização eficiente dos recursos. Preservar e valorizar o património rural e identitário do território, melhorando e qualificando a oferta e facilitando o acesso e usufruto por públicos internos e externos.
- Reforçar a inclusão, a igualdade e a luta contra a pobreza, através de respostas mais eficazes e inovadoras.
- Assegurar um trabalho de proximidade no território e garantir a eficácia e eficiência do GAL LITORAL RURAL.